MULHERES MUSCULADAS?

A imagem de mulher “perfeita” mudou muito nos últimos anos. Apesar de ser sempre relativo, porque não existe uma mulher perfeita fisicamente, mas sim aquela que for mais feliz no seu corpo sem duvida que se sentirá a mais perfeita!

Nos anos 50 a mulher voluptuosa fazia sucesso, nos anos 80 skinny girl dando origem a problemas de saúde graves e uma imagem real distorcida. A geração Millennials cresce a ver as Kardashians a revelar o verdadeiro significado da palavra “curvas”.  Se uns não são adeptos desse género de beleza, há outros que atingir a massa muscular e ficar definido é um objectivo difícil, mas que o foco e persistência trará os resultados.

Eu não gosto de exageros, em nada. Mas ter músculo para mim é um bom indicador estético e de saúde. Um corpo tonificado exige exercício fisico especifico, e uma alimentação especifica também.

Com um corpo musculado vem sempre a força. Força para o nosso dia-a-dia, para nos movimentarmos, irmos às compras de supermercado, pegar em caixas, fazer as lides domésticas, quem tem crianças então… pegar nelas constantemente ao colo. Tudo isto exige força! Para quem faz musculação tudo se torna mais fácil porque a mulher acaba por trabalhar com pesos durante a sua vida, e se fizer musculação vai torná-la mais activa.

A gordura não se transforma em músculo. O que acontece é que ao fazermos musculação irá ajudar a queimar mais rapidamente gordura. Era maravilhoso podermos comer porcaria e ganhar músculo… mas não… sempre que o fazemos ganhamos gordura, e é mil vezes mais fácil ganhar gordura do que músculo. Aumentar a percentagem da nossa massa magra não será tão fácil como se quisermos perder gordura. São treinos diferentes, em que o treino de ganhar massa magra é mais lento…

Vocês sabiam que se as mulheres fizerem musculação em adultas e principalmente na menopausa que irão fortalecer os ossos e evitar a osteoporose ? Treinar com peso, mesmo que ligeiro tem muitos benefícios. Experimentem convencerem as vossas mães a fazer (de forma leve) musculação.

Agora de forma muito rápida, 5 dicas para ganhar massa muscular:

1- Fazer o exercício de forma lenta para o músculo trabalhar. Sentir o exercício e criar amplitude, e principalmente quando o músculo começa a doer… não parar. Significa que as fibras brancas estão a queimar, o que leva a hipertrofia e dá o ganho de músculo;

2- Frango e batata doce faz parte da alimentação de quem quer ganhar massa muscular. Feijão, ovos, banana, água, castanha-do-pará, salmão, quinoa, ervilhas… Os principais amigos!;

3- tomar suplementos proteicos, sempre sob orientação de um nutricionista. Irá ajudar alimentar o músculo se a vossa alimentação não for suficiente;

4- descansar e ir alternando os grupos musculares. Treinar todos os dias perna por exemplo não irá ajudar no ganho de massa muscular. Muito pelo contrário, irá fazer um desgaste muscular e entrar em overtranning. Durmam bem e treinem dia sim e dia não, para dar tempo ao músculo descansar e crescer;

5- Agora os principais inimigos que irão prejudicar o vosso ganho de massa muscular, independentemente de vocês seguirem os 4 pontos anteriores: Pão, açúcar, doces, bolos, refrigerantes, álcool…

Meninas, ninguém disse que seria fácil mas resulta! Tudo com peso e medida vai lá. O importante é sermos felizes!

Bons treinos!

VM

 

 

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