6 COISAS QUE DEVES SABER SOBRE O SONO

O que uma boa noite de sono pode fazer por ti e pela tua saúde!

No post anterior, como podem ver AQUI, falei sobre os efeitos que a falta de sono pode prejudicar gravemente a tua saúde. Mas hoje trago as boas notícias e reuni 6 motivos que uma boa noite de sono pode fazer por ti e pela tua saúde. Vamos Começar!

1. O SONO AUMENTA A IMUNIDADE
Se és daquelas pessoas que por cada rajada de vento se constipa ou te consideras um florzinha de estufa em que absorves tudo à tua volta, então a tua hora de dormir pode ser a culpada. Prolongar a falta de sono pode perturbar o teu sistema imunitário e acabas por ser menos capaz de defenderes das bactérias ao teu redor.

2. O SONO AJUDA-TE A EMAGRECER
Dormir menos significa que podes engordar com mais facilidade. Muitos estudos comprovados dizem que as pessoas que dormem menos de 7 horas por dia tendem a ganhar mais peso e têm um maior risco de se tornarem obesos em relação àqueles que cumprem o horário.

3. O SONO AUMENTA O BEM ESTAR MENTAL
Uma vez que, uma única noite sem dormir pode fazer com que fiques mais irritadiça com um temperamento no dia seguinte, não é surpreendente que a falta de sono prolongada pode originar em depressão ou ansiedade. Por isso, imagina a dádiva para a tua saúde mental conseguires dormir as horas certas!

4. O SONO PREVINE OS DIABETES
Os estudos têm demonstrado que as pessoas que dormem menos de 5 horas têm o risco aumentado de desenvolver diabetes. Parece que a falta de sono profundo pode levar a diabetes tipo 2, alterando a forma como o corpo processa a glicose – que é o hidrato carbono de alta energia que as células usam para o combustível.

5. DORMIR EXCLUI DOENÇAS CARDÍACAS
A longa privação de sono parece estar associada com o aumento do ritmo cardíaco, aumento da pressão arterial e os níveis mais elevados de determinados produtos químicos relacionados com a inflamação, o que pode colocar a pressão extra sobre o coração.

6. O SONO AUMENTA A FERTILIDADE
Muitos dos casais têm dificuldade em conceber os bebés e a falta de sono é apontado como um dos efeitos como causa, tanto em homens como em mulheres.

DICA: Como recuperar o sono perdido?
Claro que isto não vai acontecer apenas a uma noite de sono, mas já vai ajudar o processo. A partir do fim de semana tenta adicionar uma hora ou duas extra. A melhor forma é ir para a cama apenas quando o corpo está cansado e aqui os despertadores não são permitidos. Deixar que o corpo acorde por si. Tenta dormir pelo menos 10 horas numa fase inicial até conseguires estabilizar os níveis e passado algum tempo as horas acabam por ser graduais. Algo importante é não abusar do café ou mesmo das bebidas energéticas para que te ajudem a estimular o cérebro pois aumentam o teu nível de concentração e energia por um período muito curto e prejudicar assim os teus padrões de sono no futuro.

Durmam, descansem bem e aproveitem o fim-de-semana!

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