10 SUPERALIMENTOS

Os 10 superalimentos que prolongam a tua vida

Os alimentos são essenciais para respirarmos, pensarmos, vivermos. No entanto, existem alguns que são especialmente importantes para prolongarem a nossa vida, em tempo e qualidade. Os nutricionistas online explicam quais os alimentos que não podem faltar na sua mesa:

1. As nozes
Estes frutos secos são ricos em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, a hormona da felicidade. Os indivíduos que ingerem nozes regularmente terão níveis mais elevados desta hormona, sendo capazes de gerir melhor o stress e ter um humor mais estável.

2. A chia
A chia é uma super semente, rica em cálcio, ferro, ómega 3, fibra e energia. Todos estes nutrientes são essenciais para uma boa qualidade de vida, sem carências nem excessos alimentares. Inclua uma colher de café por dia no seu iogurte ou na sua sopa de legumes.

3. A spirulina
É uma alga rica em vitaminas do complexo B e nas vitaminas lipossolúveis A, E e K. É rica em ferro e clorofila, conferindo-lhe um poder desintoxicante e antibacteriano, ajudando a reforçar o nosso sistema imunitário. É também rica em carotenos e cálcio, prevenindo doenças da visão e dos ossos, respectivamente.

4. Os frutos vermelhos (amoras, framboesas, mirtilos)
São frutos relativamente pouco calóricos e ricos em vitaminas, minerais e fitoquimicos que protegem o nosso sistema imunitário e diminuem a inflamação. São antioxidantes puros e essenciais na nossa dieta diária.

5. Brócolos
Vegetal crucifero altamente nutritivo rico em minerais, vitaminas, proteína, fibras alimentares e fitonutrientes. O seu maior beneficio está na sua riqueza em bioflavenoides, que protegem contra vários tipos de tumores. Para preservar as suas propriedades, o ideal é cozinhá-lo ao vapor durante pouco tempo.

6. Chá verde
O chá verde é rico em fitoquimicos fundamentais para a nossa saúde, tais como as antocianinas e as catequinas. Ambos são anti-oxidantes que combatem a inflamação (consequência natural do envelhecimento), e bloqueiam a oxidação das células (que dão origem ao cancro). Uma chávena de chá por dia é suficiente para ter um impacto na nossa saúde a longo prazo.

7. Erva de trigo
Provem das folhas de trigo mas tem a vantagem de não ter glúten. Com propriedades reparadoras, alcalinizantes e desintoxicantes, é rica em cálcio, ferro, vitamina E, K, e clorofila. É uma excelente fonte proteica de origem vegetal. Pode juntar o pó a sumos, iogurtes ou sopas.

8. Açaí
Este super fruto é extremamente calórico mas ajuda a baixar os níveis de colesterol no sangue e protege-nos contra os radicais livres. Fonte de fitoesterois, melhora a nossa saúde cardiovascular. Prove e comprove.

9. Cânhamo
Esta planta originária dos países asiáticos é óptima para quem tem problemas de pele, cabelo e unhas, devido à sua riqueza em proteína (e aminoácidos essenciais). Também ajuda a regular o açúcar no sangue e a baixar o mau colesterol (LDL), sendo rica em fibras e ácidos gordos ómega 3 e 6.

10. Cereais integrais
Não é propriamente um alimento, mas sim um conjunto deles. Substitua o pão branco por pão escuro, os cereais açucarados por flocos de aveia integral, o arroz branco por arroz integral. A fibra tem a vantagem de diminuir a absorção de gorduras, manter a glicemia constante, melhorar o funcionamente dos intestinos, aspectos todos eles fundamentais para uma boa qualidade de vida. Os cientistas concluíram que os indivíduos que consomem cereais integrais, ricos em zinco e selénio, têm menos risco de ter problemas cardíacos ou desenvolver cancro.

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