SERÁ SÓ CANSAÇO?

II

No dia 8 de setembro convidei 5 seguidoras e fomos juntas ao evento de Sensibilização para a Anemia, tomar o pequeno-almoço e fazer o rastreio da anemia ferropénica. Foi uma manhã muito bem passada e adorava ter levado todas as minhas seguidoras, mas não era possível infelizmente.
Sabiam que 1 em cada 5 mulheres sofre de anemia? Muitas nem sabem e nunca fizeram o teste. Eu própria penso que nunca o tinha feito e sinceramente nunca liguei muito ao tema, mas depois deste “abre olhos” que tive no dia 8 a coisa mudou… A anemia pode ser a causa de muitos problemas que temos e que não damos qualquer importância. Como por exemplo:
“ando com as unhas fracas, estão se sempre a partir. Ahh isto deve ser do verniz!” ou “anda me a cair imenso cabelo… deve ser da mudança de tempo ou do shampoo” ou ainda “ando tão cansada, preciso de dormir mais horas”
É vos familiar estes desabafos? É que pode ser anemia….Façam o exame!
Eu estou aqui para vos alertar e incentivar a resolver este problema e a melhorar a vossa qualidade de vida! Anemia tem de ser tratada e sozinhas é impossível conseguir, não é com alimentos ricos em ferro e multivitamínicos que vamos resolver. Depois de diagnosticado somente um médico com um tratamento especifico vos consegue ajudar.
Se vocês se sentem cansadas e sem energia façam o teste da Anemia Ferropénica, e caso os valores não estejam dentro do parâmetros normais, consultem o médico.

Eu descobri que não tenho anemia 🙂 somente o nível de ferritina(reservas de ferro) está um pouco baixo mas já estou em cima do assunto, nada de grave. E de facto depois de uma manhã de “abre olhos” saber que está tudo ok… respiramos de alivio.

Deixo-vos uma lista de alguns sintomas, com uma pesquisa na internet irão descobrir também, mas não se fiquem pelos sintomas e resolvam o problema JÁ:

uma palidez mais ou menos acentuada
cansaço
dores de cabeça
aumento da frequência cardíaca
sensação de falta de ar
fragilidade excessiva das unhas e do cabelo
eventual desenvolvimento de úlceras na boca
Fadiga extrema
Fraqueza
Falta de ar
Dor no peito
Infeções frequentes
Tonturas ou vertigens
Mãos e pés frios
Inflamação ou dor na língua
Desejos incomuns para substâncias não-nutritivas, como gelo, terra ou relva
Falta de apetite

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on Reddit0Share on Tumblr0