MESA BENETTON

Deixei de beber leite “tradicional” há imenso tempo e vejo no leite de amêndoas ou de côco uma alternativa muito mais saudável e menos gorda para esse ingrediente. Por essa razão, a receita de hoje é uma adaptação das receitas de iogurtes caseiros feitos com leite animal. O iogurte caseiro dá trabalho sim, mas compensa muito em termos de sabor. Experimentem e contem-me como foi.

Iogurte Caseiro (com Leite de Amêndoa)

Ingredientes:

1 chávena de amêndoas
. 2 chávenas e meia de água
. 1 pacote de fermento para leite

Utensílios
:

Liquidificadora
. pano de algodão ou coador
. taça ou frasco de vidro
. panela
. forno

Como fazer:

O leite de amêndoas não é mais do que uma mistura de amêndoas e água.

Colocar dentro de uma liquidificadora as amêndoas e a água. Quando esta mistura estiver pronta, é importante passá-la por um coador ou por um pedaço de pano (de algodão). O passo seguinte deve ser juntar o fermento ao leite. Já usei alguns diferentes, no entanto prefiro sempre aqueles cujas instruções indicam que o fermento deve ser misturado no leite quando este está na temperatura ambiente. Este processo de fermentação deve demorar entre 7 a 10 horas, dependendo de vários factores como a temperatura da divisão e as instruções do fermento. Como não tenho iogurteira, coloco a mistura numa panela e levo ao forno muito baixo (entre 85 e 100º) durante cerca de 6 horas e posteriormente coloco a mistura no frigorifico – isto vai fazer com que o processo de fermentação desacelere.

Depois de o iogurte ter arrefecido completamente, é preciso colocar o coador ou o pano de algodão na entrada do pote de vidro, da taça ou do utensílio onde se vai colocar o iogurte. O iogurte deve ser deitado sobre o pano e coado (cerca de uma hora).

O iogurte fica pronto a consumir. Nas imagens, o meu iogurte está acompanhado com os meus sabores preferidos: frutos vermelhos, manga e abacate.

Nota: todas as minhas receitas são inspiradas em livros, autores ou blogues dos quais gosto muito e sigo com todo o respeito pelo trabalho que fazem.

M

Share on Facebook27Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest6Share on Reddit0Share on Tumblr0