SRº MARISCO

Somos um povo do mar e sabemos cozinhar peixe e marisco como ninguém! Sobre isso estamos todos de acordo, certo? Basta ir mais para o centro da Europa e pedir um peixe grelhado para ficar logo com saudades do nosso!

No marisco também não é excepção! As nossas ameijoas à bolhão pato, os nossos percebes, os nossos camarões brilhantemente cozidos ou grelhados… hummm! Que delícia! Mas será que é saudável comer marisco? Se é amante de marisco vai gostar da resposta!

Com a crescente preocupação com o colesterol e gordura na dieta o marisco acabou por ter uma má reputação. Muitas pessoas ficam na dúvida se podem comer camarões, lulas, ameijoas porque os seus valores de colesterol  estão no limite ou até altos… pois é aqui têm A NOVIDADE: Vários estudos recentes dizem que o marisco não deve ser encarado como perigoso e até pode ajudar a baixar o colesterol!! Sim é isso mesmo!
Não só o marisco tem pouca quantidade de gordura (0,5 a 2,5%) como metade desta é ómega-3 que ajuda a reduzir o colesterol nocivo (LDL).

Ostras, ameijoas, mexilhões e caranguejo são os mariscos de eleição para quem se preocupa com o colesterol! E, para os mais entendidos, se quiser aumentar o colesterol “bom” (HDL) junte também lulas 😉

Os percebes não entraram nos estudos mas uma vez que têm muito pouca gordura (0,4%) podemos incluir à lista de mariscos a preferir!

Mas como nem tudo é um mar de rosas no que toca à poluição e contaminação dos alimentos existem 2 tipos de marisco que deveríamos evitar (para grande infelicidade de alguns…): Búzios e ouriços do mar. Os que acabam por ser os menos contaminados e por isso que deveríamos privilegiar são os camarões e os bivalves!

Dito isto tenham uma boa mariscada acompanhada de uma grande salada e nada de maionese!

 

Text: Nutricionista Mariana Ramos Chaves Photos:“arquivo de imagens”

 

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