WARM UP MY HEART!

CACAU QUENTE SAUDÁVEL, CLARO

O coração só aquece com muito amor, mas se lhe juntarmos um cacau quentinho e uns rolinhos integrais de canela e avelã somos capazes de o fazer entrar em erupção e tê-lo aquecido para o resto da estação!

Esta receita é estritamente indicada para aqueles dias frios, preguiçosos e caseiros. Aqueles dias em que uma manta e um bom filme casam na perfeição com um lanche destes – e ainda por cima quem diria que é saudável? Claro que não é para comer todos os dias, mas esta é daquelas receitas que pode ser um guilty pleasure com a parte guilty bastante reduzida!

Para o cacau quente…

. 1 copo de leite (vaca, amêndoa, aveia, arroz)

. 1 colher de sopa de pó de cacau puro (100%)

. 1 colher de chá de mel (ou outro adoçante à escolha desde que seja saudável)

Numa caçarola aquecer o leite com o lume brando e sem deixar ferver. Adicionar o mel e misturar até dissolver. De seguida adicionar o cacau em pó até dissolver totalmente. Se desejarem fazer espuma podem utilizar uma varinha mágica ou uma liquidificadora no final.

 

Para 12 rolinhos de cacau, canela e avelãs… 

Massa

. 200 ml de leite

. 75 g de açúcar mascavado

. 1 ovo médio

. 300g de farinha integral

. 1 colher de chá de fermento

. 1/2 colher de chá de canela em pó

. 4 colheres de sopa de óleo de côco (ou azeite)

 

Recheio

. 2 colheres de sopa de cacau em pó puro

. 1 mão cheia de avelãs tostadas trituradas

. 1 pitada de chocolate preto triturado (aprox. 5 quadradinhos)

. 1 colher de chá de mel

Pré aquecer o forno a 180º e untar uma forma de 12 muffins com azeite ou colocar copinhos de papel para muffins.

Começamos pela massa colocando os ingredientes secos numa tigela, ou seja, a farinha, o açúcar, o fermento e a canela em pó. Numa tigela à parte bater o ovo com o óleo de côco derretido e o leite até obter uma mistura homogénea. Adicionar esta mistura aos ingredientes secos e misturar tudo com a ajuda de uma vara de arames. Colocar um pouco de farinha nas mãos e amassar a massa até ficar elástica e macia e formar uma bola ( adicionar mais farinha se a massa estiver muito líquida).

Numa superfície lisa e limpa adicionar um pouco de farinha e estender a massa com a ajuda de um rolo. Esticar a massa até formar um rectângulo.

Por cima do rectângulo adicionar primeiro o mel, o cacau em pó, o chocolate triturado e as avelãs também trituradas. Enrolar a massa até formar um rolo (como se fosse sushi).

Cortar 12  rolinhos no sentido transversal ao rolo (aprox. 2 cm). Colocar os rolinhos na forma para muffins e levar ao forno durante 20-25 minutos até que fiquem dourados.

Servir com frutose em pó se desejarem!

A cozinha vai ficar com um cheirinho delicioso!

Aproveitem esta receita a duplicar!

 

Samanta McMurray

Eat Love

Share on Facebook372Tweet about this on TwitterShare on Google+3Pin on Pinterest101Share on Reddit0Share on Tumblr0