NUTELLA SAUDÁVEL

NUTELLA SAUDÁVEL DE AMÊNDOA E CACAU

Uma nutella deliciosa mas com ingredientes mais saudáveis? Sim!

A típica nutella, esse creme de avelãs e chocolate, é um dos produtos mais consumidos no mundo inteiro, seja para barrar no pão, colocar na fruta, usar em sobremesas, ou até comer às colheradas (admitam!). No entanto, as avelãs representam apenas cerca de 13% da sua constituição, sendo o principal ingrediente o açúcar e de seguida o óleo de palma.

Hoje deixo-vos uma versão alternativa e mais saudável de nutella, para comer com moderação. É feita com amêndoas em vez de avelãs, é doce, cremosa e o açúcar de coco torna-a ligeiramente crocante. Haverá melhor forma de começar esta parceria entre o Frederica e a The Photo Bite? 🙂

Ingredientes:

½ chávena [130g] manteiga natural de amêndoa (ver nota*)

5 colheres de sopa [55g] óleo de coco

6 colheres de sopa [110g] xarope de tâmaras (também pode utilizar mel ou xarope de agave, por exemplo)

1 colher de sopa [10g] açúcar de coco

3 colheres de sopa [20g] cacau em pó (cru ou magro)

Uma pitada de sal

 

Instruções:

O processo não podia ser mais simples. Basta envolver bem todos os ingredientes e… a nutella de amêndoa e cacau está pronta!

Guardar num recipiente de vidro em local fresco e seco. Também pode ser guardada no frigorífico mas irá solidificar um pouco, dada a presença do óleo de coco. Nesse caso, poderá sempre voltar a derreter no micro-ondas a porção que irá servir.

 

*Nota:

Caso não tenha manteiga natural de amêndoa, poderá sempre fazê-la em casa de forma muito simples: toste as amêndoas com pele numa frigideira ou no forno por 10-20 minutos a 170ºC, coloque as amêndoas num triturador de alta potência ou processador de alimentos e vá triturando, fazendo algumas pausas para soltar a amêndoa presa nos cantos com a ajuda de um salazar. Assim que a textura estiver cremosa, a manteiga natural de amêndoa está pronta.

 

Inês Pais,

Sigam-me no Instagram @thephotobite para saberem mais receitas. 🙂

Share on Facebook236Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest1Share on Reddit0Share on Tumblr0