7 MITOS SOBRE A CELULITE

 

Todos os anos prometemos a nós mesmas que vamos praticar desporto com alguma regularidade para evitar o aparecimento da mais temida “casca de laranja”. Mas a nossa agenda diária impede-nos de muitas vezes continuar com esta missão. Felizmente, nem tudo o que vocês ouvem falar deste tema da celulite é verdade, e por isso, venho desmistificar nos pontos que se seguem.

 

1.     “AS PESSOAS MAGRAS NÃO TÊM CELULITE”

FALSO. Mais de 85% das mulheres apresentam sinais de celulite logo após a puberdade. Se sofrem de má circulação sanguínea, problemas hormonais, elevados níveis de stress ou seguem algum plano alimentar com carências, então estão reunidos alguns dos fatores que potenciam o aparecimento da celulite, apesar de serem magras. A Celulite baseia-se numa deformação da arquitetura do tecido adiposo em determinadas zonas do corpo, dando origem a nódulos de gordura, água e toxinas. Acaba por provocar uma alteração na forma corporal feminina e aparece, principalmente, na parte externa das coxas e interna dos joelhos, glúteos e abdómen.

2.     “A CELULITE SÓ ATACA AS COXAS”

FALSO. Esse é um desejo que todas as mulheres partilham, certo? Mas infelizmente a celulite também aparece no rabo, na parte interior dos joelhos e, por vezes, também nos braços. No entanto, o mais frequente é localizar-se na parte interior do corpo (nádegas, ancas e coxas)

 

3.     “SE FIZER DIETA A CELULITE DESAPARECE”

FALSO. Adotar uma dieta demasiado restritiva só piora o efeito visível da celulite, pois reduz a elasticidade dos tecidos, tornando o aspeto “casca de laranja” ainda mais evidente. Que é aquilo que menos queremos. Por isso, não optem por uma perda de peso muito drástica e repentina. Combinem vários tratamentos, como as massagens ou radiofrequência, com uma prática desportiva regular e a perda gradual de peso e de gordura, para preservar, igualmente, a elasticidade da pele.

 

4.     “BASTA PRATICAR EXERCÍCIO FÍSICO PARA ELIMINAR A CELULITE”

FALSO. A função do desporto na melhoria da aparência física é inegável, mas não é o suficiente para combater o inimigo número 1 de muitas mulheres. Para isso, é necessário um verdadeiro plano de ataque. Limitem o consumo de açúcar e alimentos processados; evitem sentirem-se stressadas, já que os elevados níveis de stress interferem negativamente com o sistema endócrino e melhorem o funcionamento do sistema circulatório com banhos alternando a temperatura.

5.     “O ANTICELULÍTICO ATUA SOZINHO”

FALSO. É aconselhável que o anticelulítico seja aplicado com o auxílio de uma automassagem todas as manhãs e todas as noites, promovendo assim, a absorção total do produto e queimam mais gordura. Apliquem com movimentos circulares e comecem na zona do tornozelo e vão subindo lentamente em direção ao peito.

 

6.     “O ANTICELULÍTICO SÓ É EFICAZ DURANTE A NOITE”

FALSO. A luta contra a celulite exige cuidados redobrados. Usem um anticelulítico noturno para melhorar a microcirculação e promover a eliminação de toxinas. Durante a manhã, apliquem um anticelulítico diferente que intercete e elimine os pré-adipócitos.

7.     “A LIPOASPIRAÇÃO É A GRANDE SOLUÇÃO”

FALSO. Se se trata da lipoaspiração convencional, em que as células de gordura subcutâneas são extraídas, o processo pode acabar com resultados indesejáveis. Antes de se submeterem a este processo cirúrgico, consultem um especialista para avaliar o estado de saúde da vossa pele, de forma a concluir se o volume de gordura pode ou não ser removido sem que a flacidez se instale.

*Adptado Cosmopolitan Portugal

Share on Facebook726Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on Reddit0Share on Tumblr0