NOVA PIRÂMIDE ALIMENTAR

JÁ CONHECEM A NOVA PIRÂMIDE ALIMENTAR?

Esqueçam a antiga pirâmide dos alimentos, neste post vou explicar-vos como podem ter uma alimentação equilibrada de uma maneira mais fácil.

Se tudo muda com o tempo, tal como os nossos hábitos, porque não a nossa alimentação também? Até a tradicional roda dos alimentos que tinha como base os hidratos de carbono evoluiu, transformando-se num prato colorido denominado ‘o meu prato’. Uma iniciativa da Michelle Obama enquanto primeira dama americana para combater a obesidade, como podem ver aqui: https://www.choosemyplate.gov/. E, ainda que em Portugal não seja igualada à realidade americana, infelizmente, os números assemelham-se cada vez mais desta realidade. A solução? Pintem o vosso prato com as cores que alegram a vossa saúde.

COUVES E LEGUMES

Fornecem: Muita água (em média 90%), bastante fibra e poucas calorias, além de uma quantidade muito desejável de minerais como o potássio, cálcio e folato. O ideal é comê-los crus ou ao vapor, que é como perdem menos propriedades (além do sabor). A cozedura é muito saborosa, mas não é o mesmo. Devem ingerir um mínimo de 200 gramas por dia.

FRUTAS

Fornecem: Sobretudo, vitaminas hidrossolúveis (B e C, que o corpo não armazena sozinho), fibra e antioxidantes que combatem o envelhecimento prematuro. E isso interessa sempre. Têm um poder saciante mas com poucas calorias. Devem ingerir um mínimo de 200 gramas por dia. É proibido fazer batota: os sumos comerciais não contam como fruta.

 

CEREAIS

Fornecem: Fibra e energia de longa duração, além de gorduras benéficas, proteínas e antioxidantes. Ajudam-vos a controlar o vosso nível de insulina e, portanto, a fome.

Por serem hidratos de carbono, na verdade dependerão do vosso nível de exercício físico diário. As quantidades podem oscilar entre os 150 a 200 gramas diárias.

PROTEÍNAS

Fornecem: A matéria necessária para que os seus músculos cresçam. Contudo, aqueles que provêm de fontes animais podem vir acompanhadas de gorduras naturais. Tentem sempre que pelo menos 50% do total diário sejam vegetais. Devem ingerir entre 1 a 1,5 gramas por quilo por dia. Não é recomendável superar as 2 gramas por quilo de peso.

LATICÍNIOS

Fornecem: Sobretudo cálcio e proteínas. Ao serem pobres em sódio, ajudam a regular a hipertensão (exceto os queijos maduros). Diversos estudos demonstram que o cálcio contribui para um apetite regular. Devem ingerir entre 2 a 3 doses (sempre desnatados) ajudando a cobrir a quantidade diária recomendada de 700mg de cálcio.

* Adaptado MensHealth

 

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on Reddit0Share on Tumblr0