NÃO COME AÇUCAR?

TEM A CERTEZA?

TEM A CERTEZA DE QUE NÃO INGERE AÇÚCAR?

Não é novidade nenhuma que devemos eliminar o açúcar da nossa alimentação para que nos tornemos cada vez mais saudáveis. Desde os bolos às bolachas que são alimentos que nem devem constar na nossa dispensa e não é preciso a indicação de um nutricionista para o fazermos. Mas o problema é que não é só em bolos que o açúcar vive. Basta analisarem os rótulos de alguns alimentos na vossa próxima ida ao supermercado e vão se aperceber que está em todo o lado.

Agora a questão é: onde se esconde afinal?

O primeiro passo a ter em consideração é analisar bem os rótulos das embalagens e controlar bem as informações nutricionais dos alimentos. Portanto, tudo que tenha como designação: açúcar invertido, glucose, glicose, sacarose, frutose, maltose, sucrose, galactose contribuem para o aumento do valor calórico dos alimentos. Vão-se começar a aperceber que infelizmente 50% dos alimentos processados contém açúcar e desenganem-se se pensam que podem abusar nos alimentos saudáveis. Até mesmo as frutas e os legumes contam com uma boa dose de açúcar, claro que aqui impera o bom senso de cada um em saber procurar o equilíbrio de forma a não exceder a dose diária recomendada.

Qual a dose diária recomendada?

No caso das mulheres podem consumir até 200Kcal diárias, o que equivale a 50g de açúcar. E nos homens podem consumir até 220kcal diárias, o que equivale a 55g de açúcar.

O próximo passo: aprender a resistir.

Quando estão em processo de emagrecimento, existem muitas tentações que vos levam a esquecer dos objetivos inicialmente traçados. É quase como se fosse um teste à vossa capacidade de dedicação e motivação. Mas noutros casos em que sentem aquela vontade incontrolável de comer este mundo e o outro, significa que têm falta de crómio no organismo. E para que não sabe, o crómio é um micronutriente essencial, que melhora a função da insulina influenciando o metabolismo dos hidratos de carbono, proteínas e gorduras. É sem dúvida, um grande aliado na perda de peso e na melhoria da quantidade de açúcar no sangue, sobretudo para os diabéticos. A dose diária recomendada anda a volta dos 50 aos 200 microgramas e pode ser encontrada em alimentos como as nozes, pão integral ou nos cereais.

Portanto, sejam moderados, cuidem de vocês, rodeiem-se de pessoas que vos inspiram a serem a vossa melhor versão, todos os dias.

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