NÃO STRESSE

Quem não sofre de stress?  Quem ainda não sabe o que isso é, Parabéns!!! Pois deve ser dos poucos habitantes deste século que vive na paz dos anjos.

Infelizmente o que nós pensávamos que vinha facilitar as nossas vidas, acabou por acelerar todo o processo. Se antigamente esperávamos por uma carta no correio, e sabíamos que isso demoraria alguns dias, hoje em dia os e-mails caem na caixa de correio virtual como gotas de água.

Marcávamos um encontro e quando chegávamos, apitávamos, ao ponto da praceta inteira saber “olha, lá vai ela!”, hoje em dia nem à campainha tocamos, damos um toque, ou enviamos uma mensagem, “desce”.

Não sabemos estar num local sem estar a mexer no telemóvel, existem planos de tarifários que nos aproximam gratuitamente das pessoas com uma simples chamada.

Entramos nas redes sociais mal acordamos e damos por nós a pensar: “fogo, ela já foi treinar às 7h da manhã e já comeu aquelas papas de aveia maravilhosas?”, “o que? já está outra vez no aeroporto para ir viajar? 3 vezes na mesma semana?”, “como é que ela tem 3 filhos e um cão ainda tem tempo para correr 10km?”. É verdade… anda tudo doido a tentar passar a ideia que somos todos super heróis e que o nosso super poder é tornar o nosso dia interminável. Calma meninas, não desesperem. É muito complicado desligar, é muito complicado cumprir horários e finalizar diariamente a nossa agenda com sucesso. Não existem super heróis. Existe sim, um auto-control.

Há várias formas de conseguir relaxar a mente. Eu encontrei por exemplo na acupuntura. Após algumas sessões houve uma que me marcou… para além de ter adormecido, passei o dia a bocejar de tão relaxada que fiquei… foi um sensação incrível, recordo de pensar que já não me sentia assim algum tempo. E foi preciso sentir me assim para me lembrar o quão bom é. O frenesim do dia-a-dia nem nos deixa pensar, só nos deixa é mais ansiosas com o pensamento que temos de cumprir tudo o que nos comprometemos e se não o fizermos vamo-nos sentir mal!! Está errado como é obvio.

No meu caso nunca tenho um dia igual ao outro, rotina não é palavra que exista na minha vida. Por isso fui obrigada a ter regras e a cumprir horários. Regra nº1 para mim é dormir 8h no mínimo. Nunca me privo do sono, aliás, se não durmo sou uma pessoa completamente diferente, jamais conseguia viver à base de café para me manter acordada.

Sou muito lúcida e não me perco a ver televisão quando sei que tenho de dormir. Há dias de insónias infelizmente mas poucos na minha vida. E quando acontece… tudo muda. Se não dormimos bem não produzimos a hormona que nos faz ser jovens, o sono é a nossa gasolina.

Faço exercício fisico diário porque essa hora para mim é libertadora, é anti-stress, consigo pensar noutras coisas, odeio ir com pressa para o ginásio, mas quando isso acontece faço sempre um treino mais curto para treinar pouco, mas bem.

Deixei de buzinar no transito!!! Juro que isto mudou a minha vida… Eu stressava-me no transito porque alguém fez algo errado… ou porque abriu verde e não andam… E quem se stressava era só eu mesma. Agora vou sempre na boa, prefiro demorar mais uns minutos do que chegar ao meu destino enervada.

Passei a marcar menos coisas na minha agenda. Por vezes conseguia marcar 5 reuniões num dia… conclusão: Não me dedicava e estava em todas as reuniões stressada para que nada se atrase. Organizar a nossa agenda com trabalho e com obrigações pessoais pode ajudar a clarificar o nosso tempo disponível. Não pensem que é ridículo mas devem também marcar o vosso tempo de descanso na agenda.

Ter tempo para nós, estarmos com quem gostamos, fazermos o que gostamos, comer saudável, respirar fundo e ficar em silêncio… Não existe um segredo que solucione, mas existem formas de chegar perto e afastar o stress.

Na sociedade actual, sermos inativos cria sentimento de culpa. Mas está errado. Não temos de viver em stress e fazer tudo. Não temos de nos sentir mal porque tivemos um dia menos produtivo, ou se não fizemos todas as tarefas que estavam estipuladas… Vivam a vida com calma.

O melhor da vida acontece offline 😉

Share on Facebook230Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on Reddit0Share on Tumblr0