SLEEP WELL

Porquê é que a falta de sono prejudica a tua saúde?

Muitos efeitos de uma noite mal passada é o sentir-se mal humorado no dia seguinte prejudicando a tua performance no trabalho ou na escola.

Mas sabias que a privação de umas boas horas de sono também têm consequências profundas na tua saúde física?

1 em cada 3 de nós sofre de falta de sono devido ao stress acumulado, ao estarmos sempre conectados aos computadores e por muitas vezes levarmos trabalho do escritório para casa. Acabamos sempre por nunca conseguir desligar e aqui o nosso corpo é que paga.

No entanto, o custo de todas aquelas noites sem dormir é mais do que apenas um mau humor ou mesmo pela falta de foco. Pouco sono regular coloca em risco condições médicas graves, incluindo a obesidade, doenças cardíacas e diabetes – reduzindo assim a esperança média de vida. É claro que uma sólida noite de sono é essencial para uma vida longa e saudável.

Mas afinal, quantas horas de sono precisamos?

A maioria de todos nós precisamos aproximadamente oito horas de sono de boa qualidade por noite para estabilizar os níveis de rendimento – mas alguns precisam de mais e outros de menos. O que importa é que descubras as horas que o teu corpo precisa e respeitares essa meta.

Por regra, se já acordas com sintomas de cansaço, ansiosa e a pensares sempre numa oportunidade de fazeres uma sesta durante o dia é porque muito provavelmente não estás a dormir as horas suficientes.

Uma variedade de factores podem estar associados à falta de sono incluindo as condições de saúde como é o caso da apnéia do sono. Aqui, devem sobretudo consultar os médicos para entender de onde vem as causas da fadiga.

O que acontece quando não descansas bem?

O cansaço e a falta de foco, muitas vezes advém de uma má noite de sono. Por norma sentes-te mais irritada, sem paciência, em estado de moleza, e o teu rendimento na escola ou trabalho é pouco produtivo. O teu nível de concentração tende a quebrar e tomar as decisões começa a ser uma tarefa difícil pela falta de percepção.
Algo que também acontece muito grave é adormecer quando estão a conduzir por isso o risco na estada também aumenta. Nestes casos se te sentires neste estado de moleza profundo não vale a pena te prejudicares e aos outros. Segurança acima de tudo!

Em modo de conclusão: a falta de sono pode mesmo afectar a tua saúde no geral e podes estar propenso a condições médicas graves como é caso da obesidade, das doenças cardíacas, pressão alta e de diabetes.

Por isso, para que evites este tipo de problemas tenta descansares o máximo que conseguires para que possas usufruir o dia seguinte com alegria e viver cada dia melhor. Feliz e Saudável!

Share on Facebook71Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on Reddit0Share on Tumblr0