GRIPE?

BAH

As gripes e constipações andam por aí! Dizem ser fruta da época!

A verdade é que ninguém quer ficar doente e portanto, para fazermos frente às adversidades, típicas desta altura do ano e reforçarmos o nosso sistema imunitário, hoje a equipa dos nutricionistas online partilham algumas dicas importantes que, garantem faz ajudar a prevenir as gripes e as constipações… sim, porque ensinam-nos a fazer do alimento o nosso medicamento.

Já tenho visto algumas pessoas de lenço em punho e as vozes nasaladas começam a soar!
Apesar de não termos ainda chegado ao pico da gripe no nosso país é sempre melhor prevenir do que medicar, certo?

Dor de cabeça, temperaturas altas, dores generalizadas no corpo, mau estar, fraqueza, cansaço, tosse e/ou congestionamento nasal… Soa-te familiar? Pois bem, esta é a altura típica do ano onde que devias aprender a reforçar o teu sistema imunitário através da correta escolha de alimentos. Sabias que a alimentação pode ajudar a evitar mas também a superar estados gripais e constipações?

Estamos a chegar ao inverno e com ele chega também o aconchego das sopas e dos alimentos mais quentes, mas não é tudo um mar de rosas… nesta altura chegam também as complicações do tempo frio: as gripes e constipações.

A alimentação pode contribuir de forma impactante no fortalecimento do sistema imunitário através de vitaminas e minerais, como é o caso da vitamina C, E e diversos outros antioxidantes. Precisamos, por isso, de aumentar o consumo de alimentos que fornecem esses micronutrientes ao nosso organismo e, simultaneamente, diminuir a ingestão de produtos alimentares “vazios” (muitas vezes, industrializados) que apesar de fornecerem energia (calorias) não acarretam benefícios em termos nutricionais ou funcionais (falamos aqui em como bolachas, bolos e salgados fritos).

Assim sendo, escolhendo os ingredientes certos, podemos preparar em casa uma mistura que vem reforçar o sistema imunitário e ajudar o nosso organismo a defender-se das infecções bacterianas e virais, dos resfriados e das inflamações.

Para além da recomendação típicas do aumento do consumo de frutas cítricas e vegetais coloridos que nos ajudam a fornecer as vitaminas e sais minerais para as nossas defesas, existem também alimentos com efeitos preventivos pela sua capacidade antioxidante e pelas suas propriedades anti-inflamatórias. É com eles que podemos defendermo-nos ainda melhor este inverno!
Para o remédio caseiro contra gripes e constipações apenas precisas de:

Água
Mel (de preferência biológico)
Gengibre fresco
Curcuma fresca (se não encontrares podes utilizar apenas o gengibre)
Limão (de preferência biológico)
Canela e Pólen de abelha(opcional)

Modo de preparação:
Ferve cerca de 200ml de água. Deixa arrefecer um pouco e junta cerca de 50g de gengibre laminado (sem casca) e 25g de curcuma laminada (sem casca). Deixa em infusão até arrefecer um pouco.
Com a infusão ainda morna, junta um frasco de mel e sumo de 2 limões. Lava muito bem a casca de um terceiro limão, fatia e junta à mistura.
NOTA: podes ainda adicionar 1 pau de canela e 2 colheres de sopa de pólen de abelha
Na hora de tomar podes ainda adicionar à mistura 1 colher de curcuma em pó.

Para além deste remédio caseiro deixam ainda alguns exemplos práticos de como escolher uma alimentação anti gripes e constipações. Vê algumas dicas abaixo:

– Quivi: sabias que também existe o quivi dourado? Este tem um teor de vitamina C maior do que o encontrado no quivi verde, sendo que ambos são uma ótima escolha para esta altura do ano.

– Marmelo: rico em vitaminas A, C, E e diversos fitonutrientes, é um aliado poderoso para ajudar a fortalecer o sistema imunitário e combater processos inflamatórios. O preparo das sementes pode ser utilizado no combate a tosse e garganta inflamada.
– Cereja: contem antioxidantes que participam e potencializam o processo anti-inflamatório.
– Arandos: Auxilia no tratamento da garganta inflamada
– Bagas de Sabugueiro: As flores aliviam a congestão pulmunar e apresentam um papel anti-inflamatório. As suas bagas tem efeito calmante que além de ajudar na inflamação, pode também fortalecer a imunidade.

– Brócolos: Tente aproveitar as folhas, pois estas contem maior concentração de vitamina C do que os talos ou floretes. Além da vitamina C, os brócolos tambem contem um antioxidante poderoso, o betacaroteno.
– Rabano-picante: Além de desintoxicante, purifica o canal nasal ajudando a descongestionar a area.
– Dente-de-leão: Rico em antioxidantes, ajuda a promover a imunidade. Experimenta incluir em infusões juntamente com curcuma e gengibre.

– Rabanete: O rabanete branco é calmante e utilizado para aliviar tosse e irritações da garganta.

– Pistácios: Com alto teor em betacaroteno, antioxidantes e composto anti-inflamatórios, ajuda na melhoria no sistema imunitário.

Estes são apenas alguns exemplos de uma variedade de alimentos que podemos incluir no pequeno almoço (como o quivi e outros frutos citrinos), ou ter como lanches (como o pistácio, um chá de dente de leão, ou ainda umas cerejas) ou ainda incluir numa refeição (uma salada de rabanete branco com brócolos, acompanhado de rábano-picante ralado) e ainda podemos sempre utilizar nos xaropes e infusões

Mãos à obra?

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