EXAMES…!

Época de Exames: Os alimentos que te vão ajudar na concentração

“Nós somos o que comemos” é um provérbio muito utilizado na linguagem corrente e dos mais verdadeiros. E quando se fala de concentração intelectual, a alimentação é fundamental.

O cérebro necessita de energia para funcionar correctamente. E essa energia de eleição é única e exclusivamente a glucose, um monossacárido muito comum na nossa alimentação. Como tal, quando estamos em época de exames recomenda-se o consumo de cereais integrais, pois fornecem esse açúcar de forma lenta. Como exemplo temos o pão integral, os flocos de aveia, a massa e o arroz integral ou mesmo as leguminosas. Como tal, nada de dietas radicais e restritivas em época de exames!

Por outro lado, outros nutrientes importantes são os ácidos gordos essenciais Ómega 3, que o nosso corpo não é capaz de produzir e portanto têm de ser fornecidos através da alimentação. Níveis baixos destes compostos foram associados a perda de memória e à doença de Alzheimer. Como exemplo de alimentos, temos os peixes gordos de alto mar (ex: salmão, cavala, atum, sardinha), as sementes, os frutos secos ou mesmo o abacate.

Por último, todos os alimentos ricos em vitaminas e sais minerais são fundamentais, uma vez que muitos destes nutrientes têm funções importantes no nosso cérebro. Os tomates são ricos em licopeno, um poderoso anti-oxidante que protege as nossas células dos radicais livres responsáveis por certo tipo de demência. A laranja é rica em vitamina C, associada à agilidade mental. As pevides são ricas em zinco, um mineral que melhora a nossa memória. Os brócolos são ricos em vitamina K, e os frutos secos em vitamina E, sendo estando estas vitaminas associadas a melhorias cognitivas.

Como tal, aqui fica mais um conselho dos Nutricionistas Online: coma bem para poder pensar melhor.

A equipa,

Nutricionistas Online

Marca a tua consulta on-line 🙂

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest1Share on Reddit0Share on Tumblr0