TAPIOCA

A tapioca é uma iguaria típica das regiões Norte e Nordeste do Brasil, mas que tem vindo a ganhar cada vez mais fãs, tanto no seu país de origem, como também em Portugal. É feita de goma de mandioca hidratada e a sua preparação não envolve adição de gordura, óleos ou outros ingredientes calóricos.

Por ser feita apenas de mandioca, a tapioca é considerado um alimento natural, com baixo teor em sódio, sem gordura, rico em hidratos de carbono de fácil digestão e sem glúten.

Basta fazer uma rápida pesquisa nos motores de busca da internet e encontramos centenas de receitas, recomendações e listas de benefícios deste alimento que até à pouco tempo era para nós desconhecido.

Defendida e recomendada por nutricionistas do nosso país irmão, a tapioca parece ser um ingredientes que, para além de ter poucas calorias e ser isenta de glúten, dependendo do recheio, pode ser uma excelente ferramenta para as dietas de perda de peso.

O seu principal ingrediente é a goma e apesar de apresentar um índice glicémico relativamente elevado ele continua a ser a melhor alternativa ao pão branco. Se juntarmos a tapioca com algumas sementes de chia ou com linhaça moída, podemos compensar perfeitamente a sua forma de absorção, tornando a mistura muito mais eficiente no que toca à saciedade. A introdução destas ou outras sementes fazem da receita final uma fonte de fibra alimentar, ácidos gordos essenciais e vitamina E, um potente antioxidante, importante para o sistema nervoso central e cardiovascular. Conclusão final têm assim um prato mais equilibrado, saciante e altamente nutritivo.

Os recheios fazem toda a diferença, por isso atenção na hora de escolher o complemento perfeito para a vossa tapioca. Os melhores recheios são o atum, o frango desfiado, fruta, queijos magros, manteiga de amendoim, húmus ou mistura de vegetais.

Pode ser uma boa alternativa para um pequeno almoço nutritivo e saudável ou como alternativa a um almoço ou jantar diferentes.

Se não sabem o que comer antes do vosso treino, então esta será também uma excelente altura para provarem a tapioca, pois é uma fonte de hidratos de carbono de rápida absorção e de digestão fácil. Ou seja fornece a energia necessária para o exercício e, se conjugado com a fibra, garante a manutenção dos níveis de energia durante mais tempo.

Uma tapioca feita com 2 colheres de sopa de massa possui cerca de 70 calorias. É um alimento bastante versátil, fácil de preparar e, em Portugal já podemos encontrar à venda em algumas grandes superfícies habituais.

Agora que já sabes tudo sobre a tapioca, só precisas de experimentar e desfrutar!

www.nutricionistas-online.com

Share on Facebook889Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on Reddit0Share on Tumblr0