NATAL LIGHT

Como sobreviver ao Natal sem abdicar da tradição?

Com o final do mês de Dezembro, as ruas iluminadas, as temperaturas mais baixas e as roupas mais quentes sente-se no ar: o Natal está mesmo aqui!

Para muitas pessoas estes dias são sinónimo de uma alimentação pouco saudável, com excessos alimentares e aquilo que chamamos de EXEÇÃO (quem já não pensou em anos anteriores?: “É só hoje”, “Um dia não são dias”, “É Natal!”), mas que se vai repetindo dia após dia nas últimas semanas do mês de Dezembro. Significa também quilos, colesterol e triglicéridos a mais! Contudo a realidade não tem de ser necessariamente esta. Existem formas de minimizarmos o estrago na balança, na consciência e na saúde!

O Natal, que na realidade é celebrado no dia 25 de Dezembro, acaba por ser um período festivo que se prolonga desde os preparativos para a consoada, passando pela passagem de ano e culminando no dia de Reis, já no ano seguinte (dia 6 de Janeiro). Sem darmos conta passam-se assim mais de 2 semanas e quem sabe arrastando-se um pouco mais, com as sobras e os convites para conseguirmos visitar todos aqueles que nos são queridos. Estas visitas são normalmente feitas em volta da mesa, com conversas regadas com bons vinhos e sobremesas melhores ainda! Depois de jantar e em convívio à lareira vai-se petiscando um pouco daqui e dali, entre 2 dedos de conversa. Pois bem, se nesta altura não tivermos mão no excesso, as consequências podem ser terríveis e talvez entremos em 2016 com uns valentes quilos a mais.

Assim sendo aproveitamos a proximidade desta época do ano para deixar algumas sugestões para conseguirmos sobreviver a mais um natal, de forma mais saudável, com menos calorias, mas sem desvirtuar a tradição que a ele se associa.

As tradições muitas vezes ainda são o que eram e as receitas natalícias normalmente incorrem constantemente nos mesmos erros: excesso de açúcar, excesso de gorduras e calorias em demasia.

Porque não tentarmos reduzir na quantidade de açúcar utilizada na confeção dos bolos e sobremesas para ¾ da recomendada pelas receitas tradicionais? Será que sente assim tanta diferença? Vai ver que não!

Utilize canela que dá um sabor muito agradável diminuindo a necessidade de açúcar. Se substituir o açúcar refinado, normalmente utilizado em cozinha e pastelaria, por açúcar mascavadofrutose ou açúcar Light poderá melhorar bastante a composição nutricional das suas sobremesas. Experimente!

Os doces fritos são normalmente a grande tentação desta época… quem não tem saudades da receita lá de casa que só se come uma vez por ano? Juntar o excesso de gordura dos fritos com o excesso de açúcar da receita, das caldas adicionadas ou do próprio recheio faz destes os piores do ponto de vista nutricional. A nossa sugestão aqui substituir o método de confecção pela forno. Ficam igualmente estaladiços e crocantes, sem necessidade de adição de gordura extra.

Adicionalmente pode trocar as farinhas de trigo refinadas pelas farinhas integrais, que são mais ricas em fibras (se por acaso achar que altera demasiado o sabor, opte por utilizar meio-meio) ou por farinhas alternativas como farinha de centeio, espelta, amêndoa entre outras.

Pode ainda substituir as natas pelas suas versões light ou por iogurte natural, trocar o leite gordo pelo leite magro e ainda reduzir as quantidades sugeridas de gordura e substituir por azeite ou óleo de coco as tradicionais gorduras menos equilibradas como a manteiga, margarina, banha ou óleos alimentares.

Estas são apenas ideias simples, mas que no fim fazem grande diferença na multa que teremos de pagar à balança.

Equipa Nutricionistas Online

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