SHAMADI

HEALTHY GASTRONOMY

Shamadi Healthy Gastronomy é o restaurante do Sha Wellness Clinic, é aqui que tínhamos todas as nossas refeições, pequeno-almoço, almoço e jantar. Existem 3 opções de ménus que vai desde o mais macrobiótico ou mais soft para quem não entra em modos muito radicais. Em escolhi sempre o ménu Sha pela quantidade de comida ser um pouco maior e porque continha peixe algumas das vezes.

Como podem ver pelas imagens a comida tem muito bom aspecto, sempre muito bem empratada. Os pratos eram sempre muito coloridos devido ao facto da alimentação macrobiótica conter muitos vegetais.  Desta forma deixo-vos uma pequena ideia do que é a alimentação Macrobiótica e o que vos espera se pensarem em fazer esta experiência do Sha.

A palavra macrobiótica deriva de macro (Grande) e bios (Vida), e significa grande vida, no sentido de que é uma concepção da vida orientada para o equilíbrio e longa duração dos indivíduos como atitude consciente que procura ajudar o organismo a integrar-se no sistema ecológico a que pertence, favorecendo as suas características, naturais de vitalidade.
O re­gime alimentar aparece na macrobiótica coma parte fundamental dos factores de promoção de vida longa com saúde, sem doenças nem desequilíbrios orgânicos e psíquicos, e corresponde a uma alimentação exclusiva, ou quase exclusiva, de produtos naturais, que são os vegetais silvestres ou cultivados sem adubos, pesticidas e adjuvantes artificiais, e de preferência na região em que as pes­soas vivem.

Uma das duas forças ou princípios existentes é o Yin e o Yang. O Yin é a força suave, alcalina e feminina. O Yang é a resistência, ácida e masculina. A saúde e o bem-estar físico e mental dependem do equilíbrio ente Yin e Yang.  A Dieta macrobiótica normal obedece às seguintes regras:

.50 a 60% de cereais integrais, de preferência arroz, todos os dias;
.5% (ou seja 1 a 2 chávenas) por dia de sopa de miso que algumas vezes pode ser substituída por sopa de tamari; nesta sopa de miso devem ser colocados vegetais, algas, leguminosas, e algumas vezes cereais. Devem variar-se os componentes.
.25 a 30% de vegetais; 2/3 desta quantidade deverão ser cozinhados e 1/3 deverão ser em forma de saladas ou pickles;
.10 a 15% de leguminosas e algas. Qualquer tipo de alga serve; quanto às leguminosas são de referir o feijão azuki, o grão de bico e as lentilhas como os mais adequados; podem cozinhar-se as leguminosas com a alga ou separadamente;
.1ou 2 vezes por semana poderá ingerir-se peixe ou carne branca;
.1, 2 ou 3 veses por semana poderão ser ingeridas pequenas quantidades de fruta como sobremesa, desde que se prefiram os frutos da região e da época, e nunca, no nosso caso, os frutos tropicais;
.Como aperitivo podem ser consumidas oleaginosas ou sementes tostadas;
.Como bebidas devem ser escolhidos o chá 3 anos, café de cereais, chá Mú, chá dente de leão ou outro chá desde que não seja aromático;
.Evitar carne e lacticínios;
.Evitar alimentos quimicamente processados, conservados, pão branco, farinhas refinadas, bebidas artificiais, açúcar, mel, chocolate e sacarina;
.Devem ser sempre evitados os seguintes vegetais: batata, tomate e beringela. Outros vegetais poderão ter que ser excluídos como espinafres, espargos, abóbora, abacate, ervilhas, e cogumelos;
.Para adoçar deve ser escolhido mel de arroz ou extracto de malte em pó;
.Evitar condimentos picantes.

Pratica-se a macrobiótica a partir de uma disciplina inicial, com o objectivo de proporcionar a cada um através de uma reeducação do organismo, os meios para se libertar dos maus hábitos, vícios e condicionamentos alimentares impostos por uma sociedade consumista, de modo, a alcançar o bem estar físico e psíquico.
Para ser alcançado o equilíbrio não basta uma preocupação só com os alimentos, mas também com a quantidade de líquidos ingerida que deverá ser em função da sede que se sente, uma vez que um excesso de líquidos conduz a uma maior fadiga e uma sobrecarga nos rins.

Be Healthy. Be Well. Be SHA.

VM

Todas as fotografias são tiradas a partir de uma Canon EOS 1200D.

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