DORMIR BEM E TRANQUILO

COMO?

Alimentos para dormir bem e tranquilo

Imediatamente antes de ir para a cama não deveríamos comer. Deveríamos ir para a cama com a digestão já feita. Mas mesmo o que comemos no jantar pode influenciar a qualidade do nosso sono e também o tempo que demoramos a adormecer.
Sabia que por estar a fazer a digestão do que comeu antes de se deitar o seu sono não é tão tranquilo? É verdade! Demora mais tempo a entrar em sono profundo porque o corpo está ocupado a fazer a digestão. O ideal seria comer até 1h30 antes de ir para a cama. E nos caso de ser o jantar a sua ultima refeição deveria ser 2horas antes de irem para a cama.
No caso de serem daqueles que têm dificuldade em adormecer depois de um dia de stress deixo-vos aqui o que podem e o que não devem comer no jantar ou mesmo antes de ir para a cama:

PODEM:
– cerejas: os estudos nesta área indicam que as cerejas são dos poucos alimentos que contem melatonina e parecem ter dado algum resultado quando consumidos à noite por pessoas com insonias
leite morno magro, meio gordo não porque demora ainda mais a fazer a digestão
infusão de ervas calmantes como tilia, camomila, erva cidreira, etc..
Alimentos ricos em hidratos de carbono como Batata doce, banana, arroz, massa, quinoa, papaia, cereais integrais.

NÃO DEVEM:
Grandes quantidades de carne ou peixe: A digestão durante a noite diminui para 50% a sua velocidade. Se comermos muita proteina animal ainda desacelerar mais. Não queremos que os alimentos fiquem mais tempo no estômago nem no intestino… e também porque vai diminuir a qualidade do sono por mais tempo. Em vez do corpo estar focado em dormir está focado em fazer a digestão! Se juntarmos alguns hidrato de carbono complexos já conseguimos minimizar este efeito porque são bons promotores do sono como por exemplo massa integral, quinoa, arroz basmati ou de jasmim.
Bacon, presunto, e outras gorduras animais: a gordura em excesso estimula a produção de ácido pelo estômago que pode provocar refluxo durante a noite.
Bebidas alcoolicas: é verdade apesar de um copo de vinho poder fazer relaxar na realidade os estudos mostram que diminui a qualidade de sono e num estudo feito a mulheres que consumiam 1 vodka verificaram que em média dormiam menos 15minutos. Para além de promover a roncopatia e por isso não deixa a pessoa que está ao lado dormir tão tranquilo 😛
Chocolate preto!! Para aqueles que vão depenicar o chocolate à noite no sofá ATENÇÃO!!! o cacau é um estimulante!
Mostarda, picante e caril: vários estudo indicam que consumir este tipo de especiarias ao jantar faz com que se demore mais tempo a adormecer
Tem insónias e quer um conselho? Coma à noite uma boa sopa de legumes e uma massa ou arroz ou quinoa ou feijão com vegetais. Acompanhe com um chá morno!

Bons sonhos!

Nutricionista Mariana Ramos Chaves

CENC – Centro do Sono
92 666 97 96 / 92 667 54 13

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