WHYYYY !?

“Quando acabo de comer apetece-me tanto um doce…”

Pois é, esta é uma frase clássica! Já a disse, não foi? Realmente existe uma razão fisiológica para acontecer, mas não é desculpa! Vamos lá desconstruir isto!

A razão por de trás desta vontade de doces chama-se Serotonina! Este palavrão é um neurotransmissor responsável pela sensação de fome no cérebro, pelo sono e pelo humor! Logo é ESSENCIAL para não nos tornarmos num monstro mal disposto cheio de fome e de sono insociável, certo? 😉

Como é que garantimos níveis altos de serotonina? Primeiro que tudo com exercício físico!!! Depois através da alimentação. Ao consumirmos hidratos de carbono simples ou seja de absorção rápida vamos aumentar a concentração de triptofano no cérebro e assim de serotonina também (porque o triptofano transforma-se em serotonina). Por isso é que comer doces nos dá uma sensação de bem-estar. Mas é uma sensação muito transitória e completamente dependente da quantidade de alimento ingerida. Mas a solução não é entupirmo-nos em áçucares certo? Até porque inevitavelmente as nossas barrigas, coxas, pernas e braços iriam aumentar!!! Por isso atenção !! Não cedam ao facilitismo! Se tirarem de vez o açúcar da vossa alimentação deixam de ter esta dependência/vontade de açúcares. Porque o corpo tanto se habitua a ter açúcar rápido que se transforma em serotonina rapidamente como se habitua a que as quantidades de serotonina serem desencadeadas de forma mais lenta, natural e saudável!

AAAHHHH e não substituam a vontade de comer doces por opções light porque não enganam o cérebro!! Hihhihi Ou seja, os edulcorantes não aumentam a concentração de serotonina e por isso a busca por açúcar não pára! Vão buscar mais um chocolate light ou um refrigerante 0 kcal e estimulam a compulsão alimentar! Claro que se forem pessoas muito controladas até pode funcionar porque só precisam de psicologicamente sentir o sabor doce. Mas já há vários estudo que comparam o aumento de peso e a ingestão de produtos alimentares de pessoas que escolhem sempre produtos light sem açúcar vs os que consomem esses mesmos produtos mas a opção com algum açúcar e concluiu-se que os que escolheram as opções light comiam mais quantidades! Parecia que nunca ficavam saciados! E isso parece realmente fazer sentido. E uma curiosidade: tinham em média mais peso!….

Já percebem porquê que nos sentimos com sono e moles depois de uma almoçarada? Culpa da Serotonina!

Comecem a fazer exercício físico e cuidado com doces!! 😉

Nutricionista Mariana Ramos Chaves

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