NOSSA MESA

CHOC AND CHIA

Olá! Eu sou a Maria Midões, a irmã babada do Pedro e a dona orgulhosa da Francisca. Sou Gestora de Projectos na área digital e autora do NOSSA MESA – um blog de fotografias, receitas, pessoas e sobretudo de histórias. Foi a paixão pelas histórias que ligam as pessoas à mesa que me fez rumar a Nova Iorque no inicio deste ano onde estarei durante alguns meses a trabalhar em food photography. Espero que gostem das receitas que vou partilhando convosco neste espaço que a Vanessa tem. A minha mesa é toda vossa.

Dia dos Namorados à porta parece um bom pretexto para preparar um doce simples e daqueles cheios de sabor. O chocolate é um dos ingredientes que me enche as medidas mas tento usá-lo de forma bastante controlada e sempre com uma percentagem de cacau superior a 70%. Se tiverem “mais que tudo”, esta receita parece-me uma boa forma de terminar um almoço ou um jantar cheio de coisas boas. Se passarem o dia sozinhos é a receita perfeita para não se sentirem culpados 🙂 Contem-me como correu!

Bolo de Chocolate e Chia

Ingredientes (serve 4 mini fatias)
: 1/4 copo de água quente
. 100g chocolate preto (com mais de 70% de cacau)
. 2 colheres de sopa de granola moída 
. 1 ovo
. 1 iogurte natural magro
. 1 colher de sopa de farinha sem glúten
. 1 colher de sobremesa de sementes de chia
. 2 colheres de sopa de açúcar ou 1 colher de sopa de mel
. Para decorar: sementes de chia, iogurte e doce de framboesa

Utensílios
: Batedeira
. Saco de plástico + rolo da massa
. Forma de 20 cm de diametro
. Colher de pau
. Duas taças médias



Como fazer:
 Num recipiente pequeno deitar o chocolate e a água e aquecer em lume muito baixo.
Ligar o forno a 125º e programar para 45 minutos. Forrar a forma com manteiga e papel vegetal e reservar enquanto preparam o bolo.
Numa taça juntar a gema, o açúcar (ou o mel), o iogurte natural e as sementes de chia. Misturar bem até terem uma mistura homogénea. Juntar a esta mistura a granola moída e a farinha e envolver tudo com movimentos leves. Quando o chocolate estiver completamente derretido adiciona-se a esta mistura e envolve-se mais um pouco. O último ingrediente a misturar deve ser a clara batida em castelo. No final, a mistura deve estar leve.
Para terminar basta colocar a massa na forma, levar ao forno por cerca de 25 a 30 minutos. Deixem arrefecer por 6 a 7 minutos, coloquem num prato e depois de frio sirvam com iogurte por cima e um doce de framboesa saboroso.

Nota: todas as minhas receitas são inspiradas em livros, autores ou blogues dos quais gosto muito e sigo com todo o respeito pelo trabalho que fazem.

M

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest10Share on Reddit0Share on Tumblr0