ATXIMMMM!

Também está assim? O quê que se passa?!?? Não há rua, escritório nem sala sem um atximm… Vamos lá contrariar a tendência!! Vamos perceber onde anda a vitamina C para nos proteger destas constipações. E o quê que nos faz precisar de mais vitamina C…

Vitamina C é um antioxidante que aumenta as defesas do nosso organismo para além de contribuir para a absorção de ferro e formação de colagénio. As autoridades dizem que precisamos de uma dose diária (DDR) de 60mg. (Decorem este número porque já vão descobrir umas coisas novas.. principalmente para quem achava que comer laranja era comer vitamina C…)

As necessidades de vitamina C aumentam com o stress, tabaco, infecções e queimaduras. Isto quer dizer que se se enquadra numa destas situações deveria apontar para mais de 60mg/dia. Ou seja se está num atximm sem parar deveria apontar para 80-100mg/dia.

A desidratação e exposição à luz faz-nos perder cerca de 75% da vitamina C absorvida e portanto mais uma vez interessa consumir mais de 60mg para além de beber bastante água (1,5L – 2L).

Agora onde anda a Vitamina C? A resposta que muitos dão é “na Laranja”… Hummm então falemos de números:

Numa análise a laranjas de um pomar no Sul de Espanha a presença de vitamina C em 100g (1 laranja pequena) não era superior a 15mg. Isto deve-se à pobreza de nutrientes do solo. Solos com plantações constantes e massivas acabam por ficar nutricionalmente pobres, e para uma árvore produzir esta vitamina necessita de cerca de 60 nutrientes e os adubos apenas dão aos solos cerca de 6-8 nutrientes. Portanto, se precisamos no mínimo de 60mg de vit.C 1 laranja nem metade dará! Mas mesmo se quisermos olhar para os valores médios de vitamina C que temos como referência numa laranja de antigamente (68mg) nunca foram valores tão altos que se justificasse esta fama da laranja …. Principalmente se comparada com outras frutas e vegetais! … Já 100g de kiwi (1 kiwi médio) tem cerca de 98mg.

Aqui fica mais uma lista de alimentos que deveriam consumir O QUANTO ANTES com vitamina C (estão por ordem da maior quantidade para menor ):

  • Pimento vermelho
  • Pimento verde
  • Couve
  • Brócolos
  • Papaia
  • Morangos
  • Couve flor
  • Couve de bruxelas
  • Ananás
  • Kiwi
  • Manga
  • Laranja

 

Text: Nutricionista Mariana Ramos Chave  Photos: Arquivo de imagens

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