TOP 5 FOOD FOR HAIR!

Alimentação para ter cabelos lindos

“Somos o que comemos” – já ouviram ou leram esta frase, não já?  Assim como aposto que já viram reflectido na vossa pele algumas asneiras alimentares… Pois é! Dietas malucas ou carências de alguns nutrientes também se podem reflectir em cabelo e unhas estragados, sem brilho e até queda de cabelo… Porque assim como qualquer outra célula do corpo as células que suportam um cabelo forte dependem de uma alimentação equilibrada! Mas atenção!! leva mais tempo a ver o efeito da alimentação no cabelo, seja este efeito bom ou mau, do que a ver efeitos na pele 😉 No cabelo leva alguns meses… por isso nada de se descuidarem para depois não se arrependerem…!

Então se é daquelas ou daqueles que gosta de se cuidar têm aqui o top 5 FOOD FOR HAIR! 😉

1. Cavala/ Sardinha/ Truta – já sabem porquê?? J Peixes gordos! Mas se repararem não está escrito Salmão! Então porquê…? É um peixe gordo e por isso rico em vitamina D e ómega-3 (e já agora ficam a saber que o ómega-3 representa 3% da constituição de um fio capilar, e faz parte da membrana capilar ) MAS… o salmão é um peixe do fundo do mar e por isso pode acumular muitos metais pesados que são prejudiciais à saúde do cabelo! Mas se adoraaaa salmão aqui fica uma dica: escolha os de viveiro que não terão tantos metais pesados.

2. Nozes – frutos secos com ómega-3 mas também biotina e vitamina E, que ajudam a proteger as células das agressões. Também têm cobre, um mineral que ajuda a manter a cor do cabelo natural rica e brilhante 😉

3. Ostras – ricas em Zinco! Também consegue este mineral em carne, ovos e em cereais enriquecidos sendo os cereais em forma de pauzinho castanho (….estão a ver quais??.. J) os que têm maior quantidade

4. Batata doce/ abóbora/cenouras – Ricas em  beta-caroteno que é um potente antioxidante! Esta vitamina também ajuda na produção de óleos capilares por isso quando tem alguma irritação capilar comer estes alimentos será sempre uma boa opção!

5. Ovos – uma fonte de proteína muito eficaz que conseguimos absorver bem melhor do que a carne e peixe. E grande parte do cabelo e unhas é proteína! Também tem uma fonte de ferro que absorvemos bem e como sabem é essencial para não haver queda de cabelo! (para os vegetarianos uma boa hipótese serão a quinoa e lentilhas!)

Claro que não é só a alimentação que influencia a saúde do cabelo e unhas, e existem factores como as hormonas, o tabaco, o stress, a poluição que podem provocar estragos muito maiores. Mas se pudermos dar um empurrão para ter cabelos e unhas mais bonitas simplesmente escolhendo alguns alimentos saudáveis porque não?? Acho que vai valer a pena… 😉

Text: Nutricionista Mariana Ramos Chave  Photos: Arquivo de imagens

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