BULGUR VEYA CUOSCOUS?

Bulgur ou Couscous?

Bulgur/Cuscuz

Quem sabe o que é Bulgur ponha o dedo no ar! E Couscous? Sabem como é suposto incluí-lo na alimentação? Será menos calórico que arroz? 😉 Vamos tentar desvendar…

Bulgur quando comparado com arroz branco tem menos calorias, mais fibra, mais proteína, menos índice glicémico e mais vitaminas e minerais! Yeahhh!! Mas então o que é?

Bulgur é uma das opções de cereais integrais menos conhecidos. É feito a partir do grão de trigo inteiro que é limpo, cozido no vapor, seco e depois moído em grãos de vários tamanhos. Pode ser feito a partir de qualquer variedade de trigo, mas o de trigo duro é o mais comum.

Couscous é uma massa feita a partir da semolina…  Semolina é uma espécie de farinha mais grossa e é a parte nobre da moagem do grão de trigo. Ou seja o Couscous é uma massa de trigo nobre! Por ter uma consistência de mini grão cozinha-se muito rápida e facilmente! A maioria dos cuscuz faz-se apenas adicionando água quente à taça onde está o CusCuz. Assim como no esparguete ou arroz é possível ter Cuscuz branco e integral, sendo esta segunda opção a melhor!

Cuscuz não é uma opção menos calórica que arroz ou massa clássica (cerca de 300 kcal por 100g), mas é uma opção na maioria das vezes mais saudável de hidratos de carbono complexos, sob a forma de amido, que são lentamente absorvidos!

Mas… se compararmos cuscuz com bulgur quem ganha em termos de riqueza nutricional é o Bulgur! Tem mais fibra, mais magnésio, mais ferro e zinco e um bocadinho menos calorias 😉 E outra boa notícia é que a maioria do bulgur já  vem cozinhado!! ou seja é fast food saudável!!! Mais rápido não há! Para ser uma TOPCHOICE só falta mesmo ser biológico 😉

Toca a procurar receitas com Bulgur!

Text : Nutricionista Mariana Ramos Chaves Photos: “arquivo de imagens”

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