GUIA DO BARBECUE SAUDÁVEL

No Verão apetece juntar os amigos para comer uns petiscos e passar um dia descontraido 🙂

Nada melhor do que um barbecue! Mas quando se pensa em barbecue vem logo à cabeca molhos cheios de calorias e enchidos… O segredo para não transgredir totalmente o seu estilo de alimentação saudável é seguir este guia! Assim vai agradar a toda a gente!

Regra 1: Marinar todas as carne, ou seja deixar temperadas várias horas antes do barbecue começar. Assim dá mais sabor à carne e pode ser que faça muitos desistirem dos molhos hipercalóricos 😉 De preferência usar alho, vinho branco ou cerveja e algumas ervas a gosto. ATENÇÃO: nunca colocar sal na marinada que vai tornar a carne rija!! Só se põe sal na hora!

Regra 2: Ter hipótese de carnes brancas como frango

Regra 3: Ter vegetais para grelhar como courgete e beringela fatiada fininha, cebola, espargos e pimentos! O ideal é ter umas espetadas com vegetais e uns quadrados de carne pois assim os vegetais ganham o sabor da carne. Nao esquecer tambem da salada bem colorida essencial num barbecue!

Regra 4: IMPORTANTE: Nunca comer as riscas pretas que se formam no exterior da carne/peixe!!! Sabemos hoje em dia que as substâncias que se formam nessas riscas queimadas são provavelmente cancerigenas. Se for inevitavel a única forma de tentar minimizar o risco é comendo uma dose bastante substâncial de salada para que os antioxidantes combatam os compostos cancerigenos formados na carne.

Regra 5: Ter abacaxi ou ananás cortado em fatias finas para grelhar! Este fruto ajuda na digestão da proteina (graças à bromelina) e por isso vai ajudar na digestão da carne 🙂  o que pode ser muito bem recebido por várias pessoas 😉

Regra 6: Ter um molho de barbecue saudável!!!! Hoje em dia a internet dá uma excelente ajuda mas deixo aqui uma dica. Em vez de usar os molhos já feitos que vêm carregados de açucar, sal e gordura experimente fazer um molho com cebola picada, polpa de tomate, alho, vinagre balsamico, paprika e um bocadinho de mel 🙂

Bom barbecue!

Text: Nutricionista Mariana Ramos Chaves Photos: “arquivo de imagens”

Share on Facebook1Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on Reddit0Share on Tumblr0