SUMO DE FRUTA

E porque nas férias apetece um pequeno almoço de Rei e de Rainha, um sumo de fruta é um must have da estação!!! 😉 Sim não precisa de ser sempre um sumo com vegetais, até porque se estiver num hotel/turismo de habitação de certeza que as hipóteses serão apenas sumo de fruta! O que é bem bom!

Então vamos lá ver quais os sumos que devemos ou não beber!

O clássico sumo de laranja natural NÃO É BOA OPÇÃO! A não ser que esteja com uma grande anemia e precise de beber a acompanhar a carne. Em qualquer outra situação não é boa ideia… O sumo de laranja personifica o problema clássico dos sumos de fruta: ao espremer a laranja o sumo terá apenas açúcar (e vitaminas claro) mas não terá fibra pois esta ficou na polpa que está na parte de cima do espremedor!!! Assim o açúcar do sumo vai entrar muito rápido no sangue e promover aumento de peso!!! Se colocarem a polpa de volta para junto do sumo minimizam o efeito… mas não se esqueçam que um sumo de laranja normalmente é feito com 2 a 3 laranjas o que quer dizer que tem o açúcar de 2-3 peças de fruta!!! São muitas calorias apenas para um sumo que nos parece tão inofensivo…  hahhahha 😉

Então qual a melhor substituição???

Sem dúvida a melhor solução é o SUMO DE MELANCIA!!! A melancia é a fruta com menos açúcar, ou seja com menos calorias. MAS ATENÇÃO: também é das que tem MENOS FIBRA!!! Agora se vos pudesse ouvir tenho a certeza que ouviria alguém dizer: “então podemos comer melancia sem parar que não engordamos, certo?” E está ERRADO!! Porque a nutrição não é uma simples conta de matemática, não basta olhar para as calorias!! A dose de melancia equivalente a 1 maçã será uma talhada da grossura de 2 dedos!

Mas voltando ao nosso sumo…  a melancia quando desfeita em sumo acaba sempre por levar atrás 2 ou 3 grainhas que na realidade não se sentem no sumo e TÊM IMENSA FIBRA!!Por isso um sumo de melancia engorda menos que comer melancia e certamente menos que beber um sumo de laranja!

As outras hipóteses saudáveis de sumo, que têm menos de 100kcal por sumo e bastante fibra, são o sumo de morango e de framboesas/frutos silvestres. O sumo de abacaxi apesar de já ter mais de 100kcal por copo é uma opção saudável porque contem bromelaina que é um composto anti-inflamatório e ajuda na digestão!

Bons sumos!!

 

Text: Nutricionista Mariana Ramos Chaves Photos: “arquivo de imagens”

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