OS 5 PETISCOS…

MAIS SAUDÁVEIS DO VERÃO!

No Verão o fim de tarde dá vontade de relaxar e aproveitar os petiscos gastronómicos que nos enchem os olhos e a alma! Claro que com alguma moderação, e com orientação da nutricionista!

Porque a vida também é feita de prazer pela comida elegi os 5 petiscos mais saudáveis para o verão! Uns bastante portugueses e um que nem tanto… Mas todos juntos fazem uma refeição completa! Só fica a faltar fruta e água, que pode ser em formato de sumo de fruta ou mesmo os sumos de frutas e vegetais para quem é mais determinado e gosta de experimentar coisas novas!

Os 5 petiscos mais saudáveis para o Verão de 2014 são:

  1. Caracóis
  2. Tremoços
  3. Saladinha de polvo
  4. Pasta de atuma com palitos de vegetais
  5. Guacamoleb com palitos de vegetais

a (Pasta de atum = 1 lata de  atum ao natural + 1 colher de sopa de azeite +1 colher de café de maionese+ 1 colher de café de cebolinho/cebola roxa)

B (Guacamole = abacate maduro + sumo de limão/lima + picado de tomate, cebola e salsa)

Ideias de palitos de vegetais: cenoura, pepino, aipo, courgette, pastinacas, cebola roxa,  mini pimentos.

Para os mais interessados aqui estão as razões das minhas escolhas 😉

Os caracóis têm poucas calorias, cerca de 100kcal por 100g… se estes valores não lhe dizem nada lembre-se que as bolachas têm mais de 400kcal por 100g!!!… ou seja pode comer muitos mais caracóis  do que bolachas e mesmo assim manter a linha!!! São também uma óptima fonte de proteína!

Os tremoços são da família do grão e da ervilha! É verdade, são leguminosas! e têm 3vezes mais proteína do que o leite!!! Têm imensa fibra e por isso são uma óptima fonte de hidratos de carbono saudáveis! São uma melhor alternativa do que o pão!

E porque devemos ter sempre gordura saudável na nossa alimentação escolhi 3 petiscos óptimos para isso: atum –  rico em omega-3 (e com poucos metais pesados por ser o de lata), salada de polvo regada em azeite – que é considerada a gordura mais saudável (rica em ácido oleico) e guacamole  – cujo abacate tem uma boa quantidade desta mesma gordura do azeite, e tem acção muito antioxidante graças à vitamina A e E. Para além disso reduz o apetite… 😉

Se juntarmos muita cor nos vegetais em palitos para substituir o pão temos um dia perfeito!

Bons petiscos!
Text: Nutricionista Mariana Ramos Chaves Photos: Arquivo de imagens

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