CALOR = REFRIGERANTES!

NÃOOOOO

Nos dias de calor de ananases só apetece bebidas para refrescar! Bem geladas e já agora que nos dêm energia! Para muitos a água não é a primeira opção… infelizmente! E lá vêm os refrigerantes!! O grande problema é que muita gente exagera na dose!

Para muitos é senso comum que refrigerantes fazem mal à saúde e que não devemos beber. Mas então porquê que continuam a beber??? Hoje vou ajudar-vos a ter mais umas razões para fugir (espero que definitivamente) dos refrigerantes regularmente!

Para começar uma razão de peso:

Um estudo concluíu que beber refrigerantes açucarados (assim como outras bebidas com alta concentração de açúcar) por apenas um mês mudam o corpo permanentemente, tornando a perda de peso mais difícil!!! Isso acontece porque a ingestão regular dessas bebidas altera a maneira como o corpo “queima” a energia. Os músculos passam a dar preferência ao açúcar como combustível e a perda de peso torna-se mais difícil pois, assim, a capacidade de queimar a gordura acumulada diminui. Esse efeito, a longo prazo, pode elevar os níveis de glucose no sangue, levando a diabetes.

Lembram-se das imagens de quantos pacotes de açúcar equivaliam a 1 refrigerante? Para os mais esquecidos eu relembro: 5 pacotes de açúcar = 1 lata!! Sabias que uma lata de refrigerante pode ter mais açúcar do que uma tablete de chocolate?

E agora algumas pessoas que “me estão a ler” dizem: “ahh mas eu bebo a versão light/zero por isso não tem problema!” – ENGANAM-SE! Esta versão dos refrigerantes costuma conter mais cafeína e, quanto mais cafeína, mais adrenalina! E para manter níveis adequados de glicemia com tanta adrenalina no sangue, o cérebro passa a pedir mais açúcar, originando um ciclo vicioso!!!  Para além disso, este tipo de bebida contém vários adoçantes e edulcorantes que nada contribuem para nossa saúde.

 

Para aqueles que gostam de cuidar não só do peso mas também da sua saúde aqui ficam mais umas razões suficientemente fortes para a próxima bebida que pedirem não seja um refrigerante:

A ingestão de refrigerantes em excesso pode atrapalhar o processo digestivo dos alimentos, diminuir a absorção de cálcio, aumentar risco de osteoporose e ser prejudicial para quem sofre de problemas como gastrite. Devido à quantidade de açúcar e acidez corrói os dentes! Aumentam a probabilidade de vir a ter diabetes, colesterol elevado e aumento da pressão arterial.

A melhor opção é sempre a água! (vejam o post da água milagrosa) É a melhor bebida para satisfazer a sede, mas também há outras bebidas como sumos de fruta naturais e os chás sem cafeína (camomila, cidreira, limão, tília…)!

 

Text: Nutricionista Mariana Ramos Chaves Photos: Arquivo de imagens

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