PERSONAL SHOPPING FOOD

A Nutricionista vai ao supermercado contigo!

Quantas vezes estamos no supermercado à procura daquele snack inofensivo para o peso, ou até bom para a saúde, e não conseguimos decidir?!?  Hoje em dia quase todos os produtos “puxam a brasa à sua sardinha” numa competição por menos calorias, mais fibra, menos açúcar, etc… e quem fica baralhado somos nós!

Mas a verdade nua e crua sobre aquele snack está toda no verso da embalagem! Naquela tabela!! Mas está de forma técnica e por isso tens que ter a “chave” para resolver o dilema e tornar esses produtos comparáveis!

Mas como também não queres perder horas no supermercado vou-te dar as 2 regras de ouro! Atenção servem praticamente para TUDO!! Tens que olhar SEMPRE para a PORÇÃO e para a coluna VDR.

A porção diz-te a quantidade que deverias ou poderias incluir desse alimento numa alimentação saudável, e vais ver que quando se trata de bolachas costuma aparecer 1 ou 2 bolachas 😉 quer dizer que é no máximo essa porção! (atenção que bolachas não fazerem parte de uma alimentação saudável… mas tostas já fazem! Experimenta ver o rótulo das tuas tostas!)

O VDR (valor diário de referência)  é útil para servir de guia! Vou desvendar o meu segredo sobre os rótulos…. A regras dos 5-20!! Ou seja tudo o que tiver 5%VDR quer dizer que esse nutriente existe em pouca quantidade, que no caso do açúcar ou gordura ou sal é bom. Já se for 5% VDR de fibra é uma má escolha…  Tudo o que tiver um valor perto dos 20% VDR quer dizer que tem muito desse nutriente, e que se for no caso do açúcar ou gordura ou sal é um alerta para NÃO COMER!!

O segredo é ter uma regra simples que funcione rapidamente, e a regra 5-20 funciona!

 

Text: Nutricionista Mariana Ramos Chaves Photos: Arquivo de imagens

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest1Share on Reddit0Share on Tumblr0