OOPS..!!

I DIDN'T AGAIN

Os 5 Erros mais frequentes numa dieta

1 em cada 5 pessoas já tentou ou está a tentar perder peso mudando a sua alimentação – ao que chamam de dieta 😉
Existem muitos mitos e frases feitas à volta deste tema, mas o que é facto é que há erros clássicos que muita gente nem se apercebe que está a fazer quando entra numa dieta, e que podem comprometer os resultados.

1º Erro: Comer só alface!

Tem que variar nos vegetais! Isso é fundamental para perder gordura! É importante ter vegetais a acompanhar o seu prato porque: têm fibra, ajudam a saciar com poucas calorias, mas também pelos antioxidantes que oferecem! Já a alface é muito pobre em fibra e em antioxidantes… pode estar no prato mas deve vir acompanhada de MAIS COR como cenoura, couve roxa, tomate, rabanete, agriões, espinafres, pepino, etc…

 2º Erro: Fruta só se for maçã!

Sabia que a pêra tem menos calorias que a maçã? Numa dieta não há nenhuma fruta que não possa comer! Aliás TEM que comer mais fruta e VARIAR NA FRUTA se quer perder gordura! Qual o segredo? saber as quantidades de cada fruta porque umas têm bem mais açúcar e menos fibra que outras.

 3º Erro: “Fechar a boca” para ser mais rápido!

Sabia que ao “fechar a boca” está a fazer o inverso? Se fosse uma simples conta de matemática de calorias seria muito mais fácil toda a gente perder peso 😉 … mas não é! O metabolismo tem regras claras de funcionamento e ele precisa de receber alimento várias vezes ao dia mas em pequenas quantidades – assim vamos acelerar o metabolismo e queimar mais calorias por minuto!

4º Erro: Subestimar a importância da água!

Sabia que a fibra que comeu vai saciar mais se beber mais água? E que a sensação de fome se confunde com a sensação de sede? Ou seja pode achar que tem fome mas se experimentar beber água pode perceber que se calhar estava era desidratado… Sabe aquela sensação de cansaço durante o dia com a cabeça pesada? É típico de desidratação… A água ajuda a reduzir o apetite, a prevenir a sensação de cansaço e se for ingerida na forma de chá até pode contribuir com antioxidantes que ajudam na perda de peso.

5º Erro: Cortar radicalmente com tudo o que gosta!

Simplesmente não funciona a médio prazo… Devem tentar escolher dentro das coisas que gostam as que podem ser incluídas numa alimentação saudável, nem que precisem de algumas alterações. Porque se não passadas umas semanas vão estar ansiosos pela sensação de prazer na comida e vão comer tudo o que aparecer à frente! Uma vez por semana dê-se ao luxo de comer uma coisa que adoraaaa! E veja como pode incluir um ou outro alimento que gosta no seu plano alimentar e aí vai aguentar em “dieta” muito mais tempo até chegar ao seu OBJECTIVO!

 

Text: Nutricionista Mariana Ramos Chaves Photos: Arquivo de imagens

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