SUPLEMENTOS DESPORTIVOS

Pode fazer sentido tomar um suplemento? Há algum truque para aguentar mais tempo a treinar? Devo ter cuidado com o que como depois do treino para não estragar todo o esforço?
A resposta é sim, sim, sim!

(ATENÇÃO: Estas recomendações são para quem faz frequentemente e intensivamente treinos de ginásio, corrida ou outro desporto.)

Depois do treino o nutriente mais importante é a PROTEINA para repor o músculo! Na nossa alimentação conseguimos obter proteína de alto valor biológico nos ovos, carne, peixe, marisco, leite e até no queijo. Por isso uma refeição pós-treino deve ter um destes alimentos!
Mas para quem tem objectivos específicos no treino pode realmente pensar na suplementação. Não é um substituto da alimentação, mas funciona como um complemento. Já ouviu falar de Whey Protein? É a proteína do soro do leite, que demonstrou ser a mais eficaz, com alto valor biológico e capacidade de absorção, e de fácil digestão. Já há muitos estudos científicos que mostram que a suplementação com whey protein logo pós-treino é SAUDÁVEL! Ajuda na perda de gordura ☺, no aumento do músculo, melhora a performance e até melhora o sistema imunitário em treinos intensos ☺.
(ATENÇÃO: A quantidade tem que ser ajustada a cada pessoa! Atenção que nem todos os suplementos são iguais… se não forem de qualidade deixam de ter os benefícios.)
Aqui ficam as respostas a algumas dúvidas frequentes:

1. Fazer o suplemento só com água ou misturar fruta e/ou leite? Se for só com água é absorvido mais rápido logo tem mais efeito!

2. Devo comer hidratos de carbono no pós-treino? Vai depender da sua %de gordura corporal e do seu objectivo! Se não é super magro talvez seja melhor não incluir o pão, fruta, massa pós-treino. Se for magro e quiser melhorar a performance no treino e manter o corpo em forma, aí sim! E escolha hidratos de carbono com fibra!! Por exemplo: feijão, ervilhas, pão integral, aveia, etc… Mas atenção à quantidade!

3. Devo beber bebidas desportivas para me hidratar? Primeiro que tudo ÁGUA! Com uma alimentação adequada ao seu treino o que precisa é de ÁGUA! É a chave para conseguir aguentar mais tempo a treinar e ter mais força. Parece uma recomendação generalista mas na verdade não é! Vários estudo indicam que quanto mais hidratado mais aguenta!

Bons treinos! ☺

Podem comprar os vossos suplementos aqui: http://pt.myprotein.com/

Text: Nutricionista Mariana Ramos Chaves Photos: Arquivo de imagens

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