Para os amantes deste fruto vermelho e adocicado, muitas vezes confundido com vegetal, a sopa de tomate é daquelas relíquias que não pode faltar num Fevereiro invernoso! Para um almoço leve ou até para uma entrada num jantar, esta cor sedutora e textura cremosa não ficarão indiferentes …nem aos mais exigentes!
Ingredientes (serve 4)
Para a sopa de tomate…
. 2 cebolas pequenas
. 7 tomates médios
. 3 dentes de alho
. 1 colher de sopa de azeite
. 250ml de água quente
. 1 pitada de pimenta
Para o pesto de rúcula e avelãs…
. 50g de Rúcula Selvagem
. 3 colheres de sopa de azeite
. 1 dente de alho
. 5 avelãs
Numa panela colocar a cebola picada, os dentes de alho também picados, o tomate picado e o azeite. Deixar cozinhar me lume brando por 15 min, ou até o tomate ficar desfeito e de cor viva. Acrescentar 250ml de água quente e misturar. Desligar o lume e passar com uma varinha mágica até ficar homogéneo. Coar a sopa para uma travessa para retirar pele e grainhas que possam ter ficado por triturar (o creme ficará mais aveludado).
Para fazer o pesto, colocar todos os ingredientes num processador de comida e triturar tudo até ficar com um aspecto homogéneo.
Servir com: 1 Ovo escalfado e 1 colher de sopa de pesto de rúcula.
Nota: Esta receita não leva sal, pois o alho já lhe dá um aroma muito agradável e assim fica muito mais saudável!
Bom final de Fevereiro!
Samanta McMurray
Nesta receita usámos loiças da ALDEIA DA BOLOTA para “vestir” o nosso prato! Uma aldeia que nasceu no coração do Chiado Rua Ivens nº5. Para quem está longe e adora comprar tudo o que é português visite https://www.facebook.com/aldeiabolota pois aceitam-se encomendas, para nos sentirmos mais perto e em casa! Adoramos o que é nosso!