MAMA MIA!

HEALTHY PIZZA

Há quem acredite que comida de plástico é e sempre será comida de plástico. Hamburgueres, pizzas, sundaes e afins pertencem ao grupo proibido para quem quer levar uma vida saudável.
Mas, felizmente, tenho boas notícias! Odeio que me proibam seja do que for e por isso faço questão de adaptar receitas que adoro, e transformá-las, qual Cinderela, em refeições super nutritivas que nos vão livrar daquele sentimento de culpa que temos quando nos afogamos na chamada “comfort food”.

E para começar…que tal uma pizza com uma base 100% integral e amiga do nosso corpo?

Ingredientes para 2 pizzas médias ou 1 familiar

 

Para a massa…

. 750g de farinha integral

. 1 saqueta de fermento de padeiro (levedura, à venda em qualquer supermercado secção das farinhas)

. 1 colher de chá de sal

.1 colher de sopa de alho em pó

. 250 ml de água morna

. 2 colheres de sopa de azeite

Para o recheio…

. 4 colheres de sopa de polpa de tomate natural

. 1 mozzarela fresca às fatias

. 2 mãos cheia de espinafres baby

. 10 tomatinhos cherry

. 4 fatias de presunto finas

. Pimenta preta moída

. 1 fio de azeite (opcional)

 

Comecemos pela massa, que leva algum tempo, mas este será recompensado no tempo de cozedura da pizza que será ultra rápido!
Em primeiro lugar temos de activar o fermento de padeiro (levedura) misturando-o numa tigela com 250 ml de água morna e 1 colher de azeite – deixar repousar por 15 min para que o fermento fique activo (até formar umas pequenas bolhas e cheirar a pão fermentado).
Numa tigela à parte misturar a farinha, o sal, o alho em pó. Abrir um buraco no meio desta mistura e deitar a água com o azeite e a levedura previamente activados. Com as mãos deitar de fora para o centro a farinha e ir misturando a massa até juntar tudo e formar uma bola macia e elástica – se a massa estiver muito húmida acrescentar mais um pouco de farinha.
Depois de formar uma bola colocar numa tigela e cobrir com um pano húmido – reservar durante 30 min a fim da massa duplicar.
Após a massa duplicar dividir a bola em dois. Cada um dos pedaços servirá para fazer uma pizza média. Com a ajuda de um rolo esticar bem a massa até formar um círculo.Com a ponta dos dedos esticar a massa até à bordas para que a base fique mais fina e as bordas ligeiramente mais grossas para formar a crosta de pizza.
Como não tenho uma pedra de cozinhar pizza forrei o tabuleiro do forno (pré-aquecido a 250º) com papel vegetal. Colocar a base da pizza no tabuleiro e recheá-la primeiro com 2 colheres de polpa de tomate (barrar bem para que a massa não fique ensopada), depois as fatias de mozzarela e o tomatinho cherry cortado ao meio. Reduzir a temperatura para 180º e deixar cozinhar por 10 min ou até o queijo ficar completamente derretido e crosta dourada!
Retirar a pizza e colocar os espinafres, as fatias de presunto, a pimenta fresca moída e o fio de zeite!

 

Buon Appetito!!

Samanta McMurray

Eat Love

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